sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PORTAL SEGURANÇA: Infoscip...

Sistema de Informações dos Bombeiros MG agiliza regularização de edificações e promove segurança contra incêndio na Internet
Infoscip é pioneiro em suas funcionalidades e está em expansão para modernização dos dados. Sistema traz benefícios ao cidadão. Arte Montagem: FN  Café NEWS/Foto: Ag. Minas.
Com Agência Minas/Adaptações FN Café NEWS
BELO HORIZONTE (MG) - Uma das ferramentas usadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), foi desenvolvido para agilizar o processo de regularização de edificações, promovendo maior segurança às pessoas e diminuindo o risco de incêndios nesses locais.

No ambiente virtual, os interessados podem acompanhar o trâmite dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), bem como dos Processos de Fiscalização.

É um sistema inédito em suas funcionalidades e permite, por meio da internet, a consulta do andamento dos pedidos de regularização, tanto pelo público interno quanto pela população em geral, democratizando o acesso à informação.

O sistema facilita o trabalho do Responsável Técnico, uma vez que todo o trâmite de cadastramento e liberação do processo é feito virtualmente.

O sistema desenvolvido em parceria com a Prodemge já se tornou referência para outros órgãos e inicia agora mais uma etapa. A ideia é que sejam desenvolvidos módulos de expansão e que o Infoscip seja integrado ao Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), passando a fazer parte do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). A medida vai promover um incremento da gestão das informações de defesa social em todo o estado.

Para os cidadãos, os benefícios serão ainda maiores pela rapidez no encerramento das vistorias, uma vez que o vistoriador preencherá um único sistema para abastecer tanto o REDS (documento gerado durante uma vistoria), quanto o Infoscip.

Além da integração com o REDS, o desenvolvimento de outro módulo de expansão, denominado Planta de Intervenção, possibilitará ainda que as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) acessem as informações importantes de uma edificação em tempo real, no local da ocorrência, diretamente de um smartphone ou terminal com acesso à internet.

Neste mês de agosto, integrantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo virão a Belo Horizonte para conhecer as funcionalidades do sistema. Também os Corpos de Bombeiros Militar dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Tocantins já visitaram a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) para conhecer o Infoscip.

De acordo com o Chefe da Adjuntoria de Sistemas Informatizados da DAT, tenente Fabrício Rocha Xavier, o Infoscip é um sistema inovador e pioneiro na área de prevenção. “As funcionalidades são pioneiras, pois o sistema é capaz de realizar análise e vistoria em edificações de maneira totalmente digital e serve de referência para outras instituições”.

Para o Estado de Minas Gerais, o Infoscip promove a transparência no processo de segurança contra incêndio e pânico, além de gerar economia e melhor aproveitamento dos recursos humanos.

O Ministério Público de Minas Gerais tem acesso ao sistema e realiza auditorias temporárias, aumentando, dessa forma, a credibilidade do serviço realizado. Futuramente haverá, também, a possibilidade de acesso por parte da Polícia Militar e da Polícia Civil às plantas das edificações, ajudando o serviço policial.

Benefícios
Além dos benefícios oferecidos para os cidadãos, o Infoscip trouxe também ganhos para o Corpo de Bombeiros como a melhoria na integração do setor de prevenção com as demais atividades desenvolvidas pela corporação, além da obtenção de uma fonte confiável de estatísticas.

Todo esse processo vem contribuindo para o desenvolvimento de políticas de investimento na prevenção (qualificação de pessoal, incremento de tecnologia da informação, infraestrutura de operacionalização e outros) e otimização do espaço físico e substituição dos arquivos em papel.

SISTEMA INFOSCIP NA WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva