sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - 'OP BRASIL'?...

Proposta do Senado analisa em dar mais voz à sociedade na elaboração do orçamento público por meio do ‘OP’

Assembleias de moradores votam e participam do ‘OP’, levantando propostas orçamentárias em regionais administrativas de Belo Horizonte (MG). Foto: PBH.
Conteúdo FN Café NEWS e com Guilherme Oliveira/Agência Senado
BRASÍLIA (DF) – No processo de elaboração do Orçamento da União, o Poder Executivo elabora a proposta e a envia ao Congresso Nacional para debates, ajustes e apresentação de emendas dos deputados federais e senadores [ou, no âmbito dos estados e municípios, seriam os deputados e vereadores que discutem a proposta orçamentária]. No entanto, um projeto vem sendo analisado, desde início de outubro deste ano, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que tem como objetivo fazer com que os estados e o Distrito Federal tenham voz não só através de seus deputados e senadores na elaboração do orçamento público, mas também, na sua primeira etapa, quando surge a peça orçamentária mediante a participação efetiva e direta da sociedade nesse debate, ou seja, por meio do Orçamento Participativo (OP).

O Projeto de Lei do Senado, (PLS/Nº 99 de 2014), de autoria do senador licenciado Garibaldi Alves (PMDB-RN), propõe a participação permanente de representantes das unidades da federação na discussão de planos orçamentários no âmbito do Executivo, bem como na definição de investimentos e obras que as impactem.

Caberia ao próprio Executivo organizar os encontros com esses representantes, e que seriam conduzidos por um representante do governo federal. Os estados e o Distrito Federal, por sua vez, arcariam com as despesas necessárias para assegurar a participação de seus enviados.

Além de opinar sobre a elaboração do Orçamento e participar das decisões sobre os investimentos e obras, os representantes estaduais e distritais poderão apresentar estudos a respeito de ações do governo federal que estejam sendo conduzidas em suas respectivas unidades da federação.

O projeto ainda determina que o Executivo federal regulamente detalhes adicionais desses comitês de representantes. Alguns detalhes não especificados pelo PLS de Garibaldi incluem a o número de representantes por estado, sua forma de indicação e a periodicidade das reuniões.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

GESTÃO DO PT EM MINAS...

Deputado Paulo Guedes disse nesta terça (28) que vai empenhar na construção do hospital do trauma em Montes Claros, durante o 2º governo Dilma e a 1ª gestão do PT em MG
Guedes enfatiza também o empenho na construção das barragens de Berizal e Congonhas no Norte de Minas

Deputado Estadual, Paulo Guedes (PT), durante o seu discurso nesta terça-feira (28) no plenário da ALMG. Reprodução da TV ALMG.
Com FN Café NEWS
BELO HORIZONTE (MG) – Ao subir na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas (Almg) para agradecer os 164.831 votos recebidos nas eleições deste ano, quando foi o parlamentar estadual mais votado da história do legislativo mineiro, o deputado estadual Paulo Guedes (PT) disse nesta terça-feira (28/10), à tarde, que a responsabilidade do seu terceiro mandato será de ‘compromisso amplo e efetivo’ para o desenvolvimento de um “governo democrático e popular – de inclusão e participação social” – com o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, durante a gestão do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais de 2015-2018.

Com a reeleição da presidente Dilma Rousseff e a eleição de Fernando Pimentel ao governo do Estado, Paulo Guedes enfatizou que projetos importantes serão viabilizados para Montes Claros, como a construção do hospital do trauma em Montes Claros, a partir de 2015.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PÓS-REELEIÇÃO

Após reeleição, presidente Dilma disse nesta segunda (27) ao JN que inicia na próxima semana um amplo diálogo com setores da economia

REFORMA no novo governo: “Antes do final do ano eu vou fazer isso – e vou começar neste mês que se inicia na próxima semana”, disse Dilma ao Jornal Nacional sobre mudanças na economia. Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (27), em entrevista ao Jornal Nacional (JN/TV Globo), no primeiro dia após sua vitória na eleição deste domingo, que pretende iniciar, a partir da próxima semana, um diálogo amplo com as forças produtivas da Nação, nos segmentos da indústria, da agricultura, de serviços e do setor financeiro.

Segundo Dilma, a intenção é tornar muito claras a estes setores as medidas que pretende tomar na economia. Nesse sentido, ela diz que:“eu externei ontem [domingo], que não ia esperar a conclusão do meu primeiro mandato para iniciar as ações para transformar e melhorar o crescimento da nossa economia. Temos de passar por esse processo. Pretendo colocar, de forma muito clara, quais são as medidas que eu vou tomar. Antes do final do ano eu vou fazer isso – e vou começar neste mês que se inicia na próxima semana”, argumentou a presidente.

A presidente contou que, entre as reformas, uma das que tem maior urgência é a tributária. Assim, Dilma destaca que “se tem uma coisa que eu procurei fazer, foi a reforma tributária. Tem até ainda hoje, no Congresso, uma legislação sobre ICMS. Agora, vamos ter de fazer essa discussão a fundo”, enfatizou.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014

Dilma Vana Rousseff foi reeleita presidente da República  neste domingo (26) 

Com mais 'diálogo', ela se compromete a fazer 'as grandes mudanças' no Brasil

Ao lado do ex-presidente Lula, Dilma diz que foi reconduzida para fazer “as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige neste momento”. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
BRASÍLIA (DF)* - Com 100% das urnas apuradas, a candidata a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e atual presidente da República, Dilma Vana Rousseff, foi reeleita para mais um mandato de quatro anos. Dilma Rousseff obteve 51,64% dos votos válidos apurados, ou seja, 54.501.118 da votação realizada neste domingo (26/10). O candidato do PSDB, Aécio Neves, ficou em segundo lugar, com 48,36% dos votos válidos – 51.041.155 da votação apurada.

O resultado foi anunciado oficialmente às 20h27 deste domingo (26), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 98% das urnas apuradas em todo o País, índice que garantia matematicamente a vitória de Dilma Rousseff.

Após a proclamação do resultado do TSE, na noite deste domingo, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cercada por líderes de partidos que a apoiaram, a presidente reeleita Dilma Rousseff pregou, em Brasília (DF), o diálogo como forma de fazer o país avançar. Segundo ela, ao contrário do que muitos imaginam, uma eleição apertada pode significar mudanças mais rápidas e expressivas do que uma vitória ampla.

DISCURSO DA PRESIDENTE REELEITA
- "Em lugar de ampliar divergências, tenho esperanças que a energia mobilizadora [da disputa eleitoral] tenha preparado um bom terreno para a construção de pontes. O calor da disputa deve ser transformado em energia construtiva de um novo momento do Brasil. O debate das ideias, o choque de posições podem produzir espaços de consenso capazes de mover o país "– afirmou em meio aos gritos de apoio da militância que lotou o auditório de um hotel localizado próximo ao Palácio do Alvorada, às margens do lago Paranoá, em Brasília.

A presidente garantiu que vai trabalhar pela implantação das reformas, especialmente a política, que pretende levar adiante por meio de uma consulta popular. Senadores avaliam que esse é um dos principais desafios da presidente em seu segundo mandato.

- "Fui reconduzida para fazer as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige. Naquilo que o meu esforço e poder alcançam, estou pronta para responder a essa convocação. Sei das limitações de cada presidente e do poder de liderar as causas populares. Quero liderar da forma mais pacifica e democrática esse momento transformador. Estou disposta a abrir canais de diálogo com a sociedade".
A totalização de 100% foi realizada pelo TSE à 0h13 deste domingo (27/10), em Brasília-DF. Reprodução do site do TSE/FN Café NEWS nas eleições 2014.


VOTAÇÃO EM MONTES CLAROS (MG)
DILMA DEU UM “BALAIO DE VOTOS” EM AÉCIO NEVES
VER OS VOTOS VÁLIDOS:
DILMA: 124.12762,05% VOTOS VÁLIDOS
AÉCIO: 75.91637,95%


sábado, 25 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - 2º Turno

Brasil escolhe neste domingo (26) presidente da República e 14 governadores

Aécio (PSDB) e Dilma (PT) durante o debate promovido nesta sexta-feira (24/10) pela Rede Globo de TV no 2º turno da eleição presidencial. Foto: Reprodução TV Globo 24 out 2014.
BRASÍLIA* - Perto de 70% dos brasileiros estão aptos a participar neste domingo (26/10) da escolha daquele – ou daquela – que presidirá o país nos próximos quatro anos: a presidente Dilma Rousseff (PT) ou ex-governador de Minas Gerais e atual senador Aécio Neves (PSDB). No Distrito Federal e em 13 estados, os eleitores também vão às urnas para definir o governador dessas unidades federativas.

No confronto nos estados, o PMDB concorre com oito candidatos, o PSDB com 6, o PSB e o PT com 4 e outros seis partidos com um cada: PDT, PROS, PP, PR, PRB e PSD . Serão escolhidos os governadores de três estados do Nordeste (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte) um do Sul (Rio Grande do Sul), um do Sudeste (Rio de Janeiro), três do Centro-Oeste (DF, Goiás e Mato Grosso do Sul) e de seis dos sete estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima).

Mas é a disputa presidencial, a mais acirrada desde 1989, que tem concentrado as atenções dos cidadãos e estimulado os debates mais calorosos tanto na propaganda eleitoral quanto nas discussões dos confrontantes e de seus apoiadores.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

‘WATERLOO DO PSDB de Aécio em 2014’?...: Neste momento, Dilma tornou-se a favorita para ficar mais 4 anos no Planalto

Aécio precisa de “bala de prata” para inverter tendência das pesquisas


A Batalha de Waterloo, por William Sadler. Waterloo, atual Bélgica, foi a última batalha de Napoleão, na qual ele foi derrotado, em 18 de junho de 1815, e terminou com o seu governo como Imperador. 
Por Fernando Rodrigues*
Escrever sobre o desfecho desta eleição presidencial foi temerário desde o início. Já houve quase de tudo e muitas reviravoltas. Por essa razão é necessário analisar com cautela as pesquisas sobre intenção de voto presidencial divulgadas por Datafolha e Ibope nesta quinta-feira (23.out.2014).

Feita a ressalva inicial, cabe então uma afirmação mais peremptória: só um fato de proporções inauditas, uma “bala de prata'', para reverter o quadro até domingo. Neste momento, Dilma Rousseff (PT) tornou-se a favorita para vencer a disputa e ficar mais 4 anos no Palácio do Planalto.

A petista tem 53% dos votos válidos no Datafolha, contra 47% de Aécio Neves (PSDB). No Ibope, os percentuais são 54% a 46%, respectivamente.

O tucano adotou o discurso clássico nessas horas, duvidando da exatidão das pesquisas. É sempre uma opção. Mais do que isso, uma estratégia necessária para que a tropa de militantes não desanime na última hora, o que seria fatal para Aécio.

O fato é que nem o analista mais crítico das pesquisas negará que o Datafolha mostrou claramente na última semana de campanha antes do 1º turno a virada que estava em curso, com Aécio passando Marina Silva (PSB). Aliás, no final, essas ondas de virada apenas se intensificam –e dificilmente refluem.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Em uma forte curva ascendente da pesquisa, Dilma Rousseff deve se reeleger presidente da República no próximo domingo (26), diz Ibope

Dilma abre vantagem e tem 54% dos votos válidos; Aécio registra 46%, aponta Ibope

Candidata do PT lidera isoladamente a disputa do 2º turno com oito pontos de vantagem na corrida presidencial, enquanto tucano perde 5 pontos em uma semana
Dilma tem 49% dos 'votos totais' e 54% 'votos válidos'; Aécio registra 41% nos 'totais' e 46% nos 'votos válidos'. Foto: Folha de S. Paulo 23 out. 2014.
FN Café NEWS O Estado de S. Paulo   
SÃO PAULO (SP) – Em uma forte curva ascendente da pesquisa, Dilma Rousseff deve se reeleger presidente da República no próximo domingo (26/10). É o que aponta a nova pesquisa Ibope/Estado/TV Globo que mostra, pela primeira vez no 2.º turno, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, liderando sozinha a corrida eleitoral. Ela aparece com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato do PSDB, Aécio Neves. A diferença de oito pontos entre eles está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos. Além disso, a inércia é favorável à petista: ela cresceu e o tucano caiu.

Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco. Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.

Em votos válidos - aqueles dados só aos candidatos, que é como a Justiça eleitoral divulga os resultados -, Dilma cresceu de 49% para 54%, enquanto Aécio caiu de 51% para 46% em uma semana.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PROFESSOR COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA...

Proposta do Senado estabelece adicional de 60% para professores com dedicação exclusiva

Senado Federal pretende convencer, por meio de PEC,  professor a se dedicar a um único cargo na educação básica. Medida evitaria, segundo senadores, jornada  excessiva de trabalho em outros locais e melhoraria o rendimento em sala de aula do professor. Foto: Agência Senado.
BRASÍLIA (DF)* – Professores da educação básica podem passar a receber adicional de 60% para trabalhar em regime de dedicação exclusiva com carga horária de 40 horas semanais. A medida consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2013, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Senado Federal.

O objetivo é convencer os profissionais da educação básica a se dedicar a um único cargo, o que evitaria o excesso de trabalho e melhoraria o rendimento em sala de aula.

Hoje, devido ao baixo salário da categoria, que recebe em média R$ 2,5 mil, esses profissionais acumulam cargos e acabam se desgastando. Delcídio propõe que o custo do adicional fique a cargo da União, reconhecendo que estados e municípios não teriam condições financeiras de suportar o gasto.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

'REVIRAVOLTA' NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL: Dilma tem 52% e Aécio 48% na pesquisa do Datafolha

Dilma aparece pela primeira vez à frente de Aécio no 2º turno, indica Datafolha

Segundo pesquisa realizada nesta segunda-feira, petista aparece com 52% dos votos válidos contra 48% de tucano
Daniel Bramatti/AE
Pela primeira vez desde o início do 2.º turno, pesquisa Datafolha mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), embora ainda em situação de empate técnico, no limite máximo da margem de erro. A petista tem 52% das intenções de voto, e o tucano, 48%.

Divulgado nesta segunda-feira, o resultado se refere aos votos válidos, do qual são excluídos nulos, brancos e respostas dos eleitores indecisos. Nesse universo, Dilma cresceu três pontos porcentuais desde o levantamento do Datafolha da quarta-feira da semana passada, quando aparecia com 49%. Aécio, que tinha 51%, caiu os mesmos três pontos.

Na primeira pesquisa do instituto, feita logo após o 1.º turno, o placar também havia sido de 51% a 49% para o tucano e para a petista, respectivamente.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O fato de Dilma aparecer com quatro pontos a mais do que o adversário, no limite da margem, indica que a probabilidade de eles estarem de fato empatados é muito baixa.

Levando-se em consideração os votos totais, a presidente teve, na série de três pesquisas do Datafolha no 2.º turno, 44%, 43% e, agora, 46%. Já Aécio começou com 46%, passou para 45% e, por fim, chegou a 43%. Os indecisos se mantiveram na faixa dos 6%. Os eleitores dispostos a anular ou a votar em branco passaram de 4% para 6% e, agora, somam 5%.

A taxa de rejeição a Aécio oscilou para cima desde a última quarta-feira, de 38% para 40%. Já os que afirmam que não votam em Dilma de jeito nenhum passaram de 42% para 39%.

sábado, 18 de outubro de 2014

COMBATE À 'BAIXARIA' - Eleição Presidencial: Ministros do TSE dizem a advogados de Aécio e de Dilma que vão ser mais rigorosos na punição a ataques pessoais durante horário eleitoral

Justiça Eleitoral tenta conter ‘baixo nível’ da campanha e já barra propaganda de TV
Aécio Neves (PSDB – à esq.) e Dilma Rousseff (PT – à dir.) quase não apresentaram proposta em suas plataformas político-administrativas para o País e vêm promovendo o 'baixo nível' no debate da eleição para presidente da República. O baixo nível da campanha ficou evidenciado durante o debate presidencial do SBT/UOL, na quinta-feira (16/10), em São Paulo (SP). Foto: Thiago Bernardes/Frame/Estadão.
Beatriz Bulla -  O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA (DF) – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ser mais duro com as candidaturas presidenciais no 2.º turno a fim de evitar ataques pessoais. Ontem, liminar do tribunal já proibiu uma propaganda de TV.

A peça proibida foi da presidente Dilma Rousseff. A propaganda afirmava: “Compare. Enquanto Dilma modernizou aeroportos para o Brasil receber 203 milhões de passageiros ao ano, Aécio só fez dois em Minas. Um deles, na fazenda que era da própria família e a chave ficava nas mãos de seu tio. Na dúvida em quem votar, é melhor comparar”. Era uma referência à construção do aeroporto na cidade de Cláudio, interior de Minas, no qual o governo do Estado investiu R$ 13,9 milhões na pista quando Aécio Neves era governador. Para fazer o investimento, o governo desapropriou as terras do tio-avô de Aécio.

A defesa de Aécio sustenta que a propaganda adversária leva o eleitor a crer que o tucano “estaria fazendo uso de bem público para favorecer sua família”. Em sua decisão, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo, concorda com o PSDB e diz que a propaganda petista “denota ofensa de caráter pessoal que, potencializada, pode ensejar, em tese, até mesmo a caracterização de crime”. Até que o pleno do TSE julgue o caso, a propaganda de Dilma não poderá mais ir ao ar na campanha.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

TRANCAMENTO DE PAUTA NO CONGRESSO NACIONAL...

MPs trancam a pauta de votações da Câmara dos Deputados e do Senado

Seis MPs trancam a pauta de votações na Câmara e no Senado. Foto: Agência Senado.
BRASÍLIA (DF)* – Oito medidas provisórias (MPs) estão em análise no Congresso Nacional atualmente. Seis delas estão trancando a pauta de votações da Câmara dos Deputados e do Senado. Isso significa que essas MPs impedem a votação de outras matérias enquanto elas não forem votadas.

As medidas provisórias têm validade de 60 dias, automaticamente prorrogáveis por mais 60. Nesse período, as Casas do Congresso devem analisá-las, primeiro a Câmara e depois o Senado. Se a análise de uma MP não for concluída ao fim do 45º dia de sua validade, ela entra em regime de urgência, passando para o primeiro lugar na pauta de votações do Plenário. É nessa condição que já estão seis das oito MPs que tramitam no Congresso.

Duas medidas provisórias aprovadas pela Câmara dos Deputados já estão no Senado em primeiro lugar na pauta. A MP 650/2014, que concede aumento de 15,8% para agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal já chegou ao Senado como primeira matéria da lista de votações para a próxima sessão deliberativa.

Também no Senado está a MP 651/2014, que foi aprovada pela Câmara na terça-feira (14).  Os principais efeitos dessa medida são a desoneração da folha de pagamento de 59 setores da economia e a abertura de uma nova etapa do Refis da Crise, programa em que empresas e pessoas físicas podem parcelar seus débitos tributários.

CORRIDA PRESIDENCIAL: Senador Aécio Neves tem 51% das intenções de voto e presidente Dilma 49%

Aécio e Dilma têm empate técnico, apontam Datafolha e Ibope 
Aécio e Dilma permanecem em empate técnico, segundo levantamento do Datafolha e Ibope desta quarta (15/). Fotos: AE.
Do UOL, em São Paulo
Divulgadas na noite desta quarta-feira (15), pesquisas Datafolha e Ibope mostram que o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados na corrida presidencial.

O tucano aparece numericamente à frente nos dois levantamentos, mas o empate acontece por causa da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo em ambos.

Nas duas pesquisas, o senador mineiro obteve 51% dos votos válidos, e Dilma, 49%, percentuais idênticos aos das pesquisas anteriores, divulgadas na última quinta-feira (9).

Considerando os votos totais, o tucano tem 45% e a petista, 43%, em ambos os levantamentos. No Datafolha, os eleitores que afirmaram que irão votar em branco ou nulo somam 6%; outros 6% se declararam indecisos. No Ibope, 7% declararam voto nulo ou em branco e 5% estão indecisos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SUCESSÃO PRESIDENCIAL 2014...

O País vive hoje (15) a grande expectativa da divulgação das novas pesquisas do Ibope e Datafolha
Pesquisas eleitorais do Ibope e Datafolha devem ser divulgadas hoje (15/10).
SÃO PAULO – Grande expectativa para a segunda pesquisa dos Institutos Ibope e Datafolha que vão divulgar logo mais, às 20h, no Jornal Nacional/TV Globo, nesta quarta-feira (15/10). Ibope e Datafolha registraram novas pesquisas sobre a corrida presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Ibope já está nas ruas para novo levantamento encomendado pela TV Globo. A pesquisa vai avaliar as intenções de voto para a Presidência da República no segundo turno, a rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governo.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DEBATE NA TV BAND: Aécio e Dilma vão realizar hoje o primeiro debate do segundo turno, às 22h15

Band promove nesta segunda (14) o debate entre Dilma e Aécio no 2º turno da eleição presidencial
Aécio e Dilma devem esquentar  o clima da sucessão presidencial no debate da TV Bandeirantes (Band) nesta segunda-feira (14/10). Foto: AE.
Da Redação da Band
SÃO PAULO (SP) – A Band realiza na noite desta terça-feira, às 22h15, o primeiro debate do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O internauta do Portal da Band poderá acompanhar ao vivo o evento e também os bastidores com a chegada dos candidatos, a partir das 20 horas.

Em uma eleição com muitas reviravoltas e campanhas agressivas, o primeiro debate entre os candidatos promete ser ainda mais disputado. A 12 dias da eleição, o eleitor quer que este encontro proporcione algumas respostas importantes.

“O primeiro debate do segundo turno vai indicar a postura que cada um dos candidatos vai adotar na reta final da campanha”, afirma o diretor de Jornalismo do Grupo Bandeirantes, Fernando Mitre. “Uma das novidades do debate será as considerações iniciais. Cada candidato terá dois minutos livres para falar logo no início do encontro”, diz.

“Nós vamos ter 48 momentos em que um candidato vai ou perguntar, ou responder, ou replicar ou treplicar no confronto com o outro. E isso é uma novidade incrível nessa campanha e será uma oportunidade maravilhosa para que o telespectador veja as diferenças e faça as suas comparações”, complementa Mitre.

O internauta do Portal da Band também poderá acompanhar nos intervalos e após o debate uma análise com os cientistas políticos Pedro Fassoni e Vera Chaia, ambos da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

domingo, 12 de outubro de 2014

ESTIAGEM e DESOLAÇÃO DO 'VELHO CHICO': Nível crítico da barragem de Três Marias pode comprometer um terço de toda a geração de energia do rio São Francisco

Com a seca no rio São Francisco, usina de Três Marias deve parar de gerar energia
Energia. Usina de Minas está com apenas 4,5% da capacidade de seu reservatório; Operador Nacional do Sistema diz que mantém operação para não prejudicar 'o que vem rio abaixo', como a usina de Sobradinho, que está com 27,5% de sua capacidade
Barragem de Três Marias tem apenas  capacidade de 4,5% do seu volume de água. Foto: O Estado de S. Paulo.
Alexa Salomão, enviada especial, Três Marias ( MG) - o Estado de S. Paulo
TRÊS MARIAS ( MG) – Hoje ela opera com apenas duas das sete turbinas. Com capacidade total de 396 megawatts/hora (MWh) e responsável por quase um terço de toda a geração de energia do São Francisco, Três Marias tem em sua barragem apenas 4,5% do seu volume de água. Trata-se do nível mais crítico desde a inauguração, em 1962.

A água da represa baixou tanto que hoje é possível caminhar em parte do fundo da barragem, onde o cenário é de árida desolação. Onde antes os turistas se reuniam para avistar o "mar doce", como alguns chamam Três Marias, não há uma gota d'água.

Marcas da estiagem na barragem de Três Marias. Foto: Tiago Queiroz/AE
O pier flutuante que ficava na margem está encalhado na poeira, longe da costa, rumo ao que deveria ser o fundo da água. A longa cerca erguida para isolar a usina, antes oculta sob as águas, emergiu totalmente e agora tem fim.

Alerta. O risco de paralisação da Usina de Três Marias foi mencionado num documento divulgado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, entidade que monitora toda a região influenciada pelo rio. De acordo com a entidade, Três Marias tende a atingir no final de outubro, mais tardar no início de novembro, o "volume zero", ou "volume morto", como se convencionou falar.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EBOLA CHEGANDO AO BRASIL?...

Ministério da Saúde informa sobre caso suspeito de Ebola no PR

Ministério e Secretaria de Saúde esclarecem e adotam procedimentos para caso do vírus detectado no PR. Foto: ONG Médicos Sem Fronteiras/Agente de Saúde faz isolamento de populações infectadas pelo Ebola em Serra Leoa - África. 
BRASÍLIA (DF) - O Ministério da Saúde  (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informam que a Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR), recebeu nesta quinta-feira (9), no período da tarde, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Trata-se de um homem, de 47 anos, vindo da Guiné (escala em Marrocos), país de origem, que chegou ao Brasil, no dia 19 de setembro.  Ele relatou, segundo MS, que ontem (8) e nesta manhã de quinta (9) teve febre. Até o início da noite estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. “Está em bom estado geral e, mantido em isolamento total”, .

Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade. Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Procedimentos adotados para caso identificado no Paraná
Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e adotadas medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e ao Ministério da Saúde. O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e do Paraná. Assim que foi comunicado, o Ministério da Saúde enviou imediatamente equipe para Cascavel, por meio da FAB (Força Aérea Brasileira), onde coordenarão in loco as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle.

NOVA COMPOSIÇÃO NO LEGISLATIVO BRASILEIRO: renovação na Câmara dos Deputados atingiu a marca de 43,5%

PT e PMDB terão novamente as maiores bancadas na legislatura 2015-2018 da Câmara 
Câmara dos Deputados tem  43,5% de renovação nas bancadas dos partidos. Foto: Agência Câmara Notícias.
BRASÍLIA (DF)* - O PT elegeu 70 deputados federais e terá novamente a maior bancada da Câmara dos Deputados no ano que vem, após a posse dos eleitos. Em segundo lugar, vem o PMDB, com 66 deputados. Apesar de terem garantido as duas maiores bancadas, os dois partidos elegerem menos deputados do que em 2010. Em relação à bancada atual, o PT perdeu 18 vagas na Câmara, e o PMDB, cinco. 

COMPOSIÇÃO DAS BANCADAS 
Nova Representação partidária na Câmara dos Deputados, que foi eleita nas eleições proporcionais desse domingo (5/10). Arte: Agência Câmara Notícias out. 2014.
As duas agremiações integram atualmente a base do governo da candidata à reeleição Dilma Rousseff. Os partidos (PT/PMDB/PSD/PP/PR/Pros/PDT/PC do B/PRB) que a apoiaram no primeiro turno elegeram 304 deputados. Atualmente, a base governista conta com 340 deputados.

Já o PSDB elegeu a terceira maior bancada da Câmara e terá 54 deputados, dez a mais do que tem atualmente. Dos três grandes partidos, com mais de 50 deputados, apenas o PSDB cresceu. Os partidos (PSDB/PMN/SD/DEM/PEN/PTN/PTB/PTC/PT do B) que apoiam o candidato Aécio Neves elegeram 130 parlamentares. Atualmente, essa composição totaliza 119 deputados.

Dos sete partidos médios que possuem entre 20 e 49 deputados (PSB/PP/PSD/PR/PTB/DEM/PRB), somente o PSB, o PTB, o PRB e o PR cresceram. 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CURVA ASCENDENTE DE AÉCIO: Senador Aécio Neves tem 51% votos válidos e presidente Dilma Rousseff com 49%. Nos votos totais, o placar é de 46% para Aécio e Dilma 44%.

Aécio e Dilma empatam na primeira pesquisa do Ibope e Datafolha do 2º turno
Tucano aparece com 51% dos votos válidos e petista, com 49%; diferença está dentro da margem de erro, de 2 pontos porcentuais
Aécio tem 51% nas intenções de votos válidos e 46% nos votos totais. Já Dilma tem 49%  e 44%. Foto: Agência Estado.
Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo - O Estado De S. Paulo/UOL
SÃO PAULO (SP) - A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo no 2.º turno da disputa presidencial mostra, na noite desta quinta-feira (9/10), o tucano Aécio Neves com 51% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 49%. Ambos estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O universo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. Nos votos totais, o placar é de 46% a 44%. Há ainda 4% que não sabem dizer quem escolherão e 6% dispostos a votar em branco ou nulo.

Outro levantamento. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, mostra empate técnico ente o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), no segundo turno da eleição presidencial. No entanto, o senador Aécio aparece pela primeira vez numericamente à frente de Dilma. Em votos totais, Aécio tem 46% e Dilma 44%. Nos votos válidos, o senador aparece com 51% das intenções de votos.

O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira, 9.

A intenção de voto em Aécio cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva