segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LUTO NO CIRCUITO ARTÍSTICO-MUSICAL EM MONTES CLAROS (MG)

Morre Elthomar Santoro Júnior, 56, autor da música "Disparate", que era mais conhecida como "Rapariga do Bonfim".

O cantor e compositor Elthomar Santoro  morreu nesta segunda (29). Foto: Arquivo pessoal do compositor, divulgado pelo G1 Grande Minas. 
MONTES CLAROS (MG) – Em decorrência de complicações cardíacas, o cantor, compositor e escritor norte-mineiro Elthomar Santoro Júnior morreu na manhã desta segunda-feira (29) no Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros (MG).  Santoro foi autor da música "Disparate", que era mais conhecida como "Rapariga do Bonfim".

O velório do corpo de Santoro iniciou às 16h desta segunda (29) no Centro Cultural Hermes de Paula,  Praça da Matriz, na região Central da cidade.

O compositor  tinha 56 anos e foi internado na última sexta-feira (26), com um quadro de infarto. Ele estava na casa do irmão, Ismoro da Ponte, quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital. Segundo o irmão, o cantor havia passado por uma cirurgia de angioplastia e aguardava uma vaga no CTI, devido a complicações do procedimento cirúrgico, mas não resistiu e morreu.

sábado, 27 de setembro de 2014

‘CURVA DA INDIFERENÇA POLÍTICA’ do Eleitor: Estudiosos buscam explicações para afastamento de cidadãos da política. Baixa participação política é um fenômeno mundial, "mas ainda não há explicação para isso", afirma Acir Almeida, do Ipea. Manoel Leonardo Santos, da UFMG, diz que partidos se afastaram dos cidadãos.

Especialistas discutem razões para afastamento dos cidadãos da política
Brasileiro está 'indiferente' nos últimos pleitos eleitorais, segundo estudiosos em Ciência Política. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
BRASÍLIA (DF)* - Nas últimas eleições presidenciais brasileiras, em 2010, a abstenção eleitoral cresceu pela primeira vez desde 1998. A taxa de 18,12% é inferior à média registrada nos últimos 16 anos (18,53%), mas quebrou a tendência de comparecimento eleitoral crescente que o Brasil vinha experimentando nas décadas anteriores.

Para especialistas, porém, esse número não é motivo de preocupação. Segundo Manoel Leonardo Santos, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma abstenção de até 20% não chega a ser sinal de problemas em uma democracia.

— A política não interessa a todo mundo mesmo, não. Isso é natural. Mesmo em democracias altamente consolidadas a participação não é total — minimiza ele.

Santos acredita que o país passa por um momento de afastamento dos cidadãos em relação à política, o que teria culminado nas manifestações de rua de junho de 2013.

— Tivemos um evento incomum, onde um forte sentimento antipolítica foi repercutido. As pessoas reagem a isso. Acho que esse é um problema residual. A partir do momento em que o debate vá se aprofundando, as pessoas se envolvem mais — acredita o professor.

De acordo com Acir Almeida, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa tendência de distanciamento dos eleitores pôde ser registrada em diferentes países em tempos recentes.

— O engajamento das pessoas tem aparentado declínio mesmo nas democracias mais consolidadas. É um padrão internacional, mas ainda não há explicação consolidada para isso — observa.

Santos e Almeida participaram do 1º Seminário de Estudos e Pesquisas no Poder Legislativo, promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A instituição funciona como centro de estudos, destinado tanto à qualificação dos servidores do Senado quanto a atividades de educação à distância, várias das quais abertas a todos os brasileiros.

O porquê da abstenção
Os motivos que levam o eleitor a não votar são tão desconhecidos para estudiosos da Ciência Política quanto os que o impulsionam às urnas.
— As razões que movem o eleitor são uma esfinge. Por que as pessoas votam quando sabem que sua possibilidade de influenciar o resultado é ínfima? Votam por algum sentimento de pertença, ou porque acham importante a democracia, e uns votam só porque é obrigatório — avalia Santos.

Pesquisa Datafolha aponta estabilidade entre candidatos do PT e PSDB na disputa para o governo de Minas Gerais. Pimentel mantém vantagem de 11 pontos em relação à Pimenta da Veiga

Fernando Pimentel lidera com 36%, contra 25% de Pimenta da Veiga, diz Datafolha
Candidatos Pimentel/PT (esq.) e Pimenta da Veiga/PSDB (dir.) permanecem estáveis na sondagem desta sexta (26), realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha. Foto: Folhapress.
BELO HORIZONTE (MG) - O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, manteve a vantagem de 11 pontos em relação à Pimenta da Veiga (PSDB), segundo Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) pela TV Globo Minas.

De acordo com o Datafolha, apesar da estabilidade entre os dois candidatos do PT e PSDB com a pesquisa realizada no dia 10/9, Pimentel foi de 34% para 36%, enquanto Pimenta da Veiga oscilou de 23% para 25%.

O candidato Tarcísio Delgado, do PSB, manteve os 3% da pesquisa anterior. Eduardo Ferreira (PSDC) e Fidélis Alcântara (PSOL) marcaram 2%. Professor Tulio Lopes (PCB) somou 1% e Cleide Donária (PCO) não atingiu 1%.

Brancos e nulos, que eram 12%, agora são 10%. Os eleitores indecisos passaram de 26% para 22%.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Presidente Dilma amplia vantagem e fica 13 pontos à frente da ex-senadora Marina no 1º turno, diz Datafolha.

Dilma tem 40%, Marina 27% e Aécio 18%, aponta pesquisa
Levantamento divulgado nesta sexta (26) mostra ainda que a presidente está na frente de Marina Silva pela primeira vez no 2º turno, mas diferença configura como empate técnico dentro da margem de erro
O Estado de S. Paulo/Mateus Coutinho -
SÃO PAULO - Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira, 26, pelo jornal Folha de S. Paulo mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, treze pontos à frente da candidata Marina Silva (PSB), com 27%. O candidato do PSDB, Aécio Neves oscilou um ponto percentual em relação ao último levantamento do instituto e apareceu com 18% das intenções de voto.

Nas simulações de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente também aparece na frente, com 47% das intenções de voto contra 43% da ex-ministra. Considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, elas estão em empate técnico no limite da margem.

BIODIESEL E ETANOL: presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (24) lei que determina elevação de biodiesel ao diesel e etanol à gasolina

Sancionada lei que eleva percentual de biodiesel e etanol em combustíveis

Autorizada a adição de 7% de biodiesel ao diesel e a elevação de 27,5% de etanol à gasolina. Foto: Pedro França/Agência Senado
BRASÍLIA (DF)* – O percentual de biocombustíveis misturado ao diesel e à gasolina vai aumentar. A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (24) a Lei 13.033, que determina a adição de 7% de biodiesel ao diesel, a partir de 1º de novembro, e permite ao Poder Executivo elevar a 27,5% o percentual de etanol à gasolina.

No caso do diesel, o percentual de biodiesel já havia sido elevado de 5% para 6% pelo texto original da Medida Provisória 647, que foi transformada na Lei 13.033. O percentual anterior de etanol na gasolina era de 25%.

A Lei 13.033 estabelece também que o biodiesel usado na adição obrigatória deve vir, preferencialmente, da agricultura familiar. O governo deverá editar normas garantindo essa prioridade.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL?

Saiba o que faz um deputado federal: atribuições, direitos, deveres e benefícios
Composição das bancadas dos Estados e do DF na Câmara dos Deputados, em Brasília. Arte design: Agência Câmara  Notícias.
Plenário de votação da Câmara do Deputados. 
Os 513 integrantes da Câmara dos Deputados são eleitos a cada quatro anos. As vagas são divididas por estados e pelo Distrito Federal e definidas por lei complementar: vão de 8 a 70, conforme o tamanho da população local. Mas o que faz um deputado federal? Como representante do povo, esse parlamentar tem duas atribuições principais, estabelecidas na Constituição: legislar e fiscalizar.

Quando legisla, o deputado pode propor, alterar ou revogar uma lei, desde a própria Carta Magna, a lei maior do País, até normas infralegais, como decretos e resoluções. Qualquer projeto de iniciativa do Executivo passa primeiro pela Câmara, antes de seguir para o Senado. Cabe ainda aos parlamentares discutir e votar medidas provisórias, editadas pelo governo federal. Nem todas as propostas são votadas no Plenário: muitas são decididas nas comissões temáticas da Casa.

Compete aos integrantes da Câmara dos Deputados, juntamente com os senadores, por exemplo, discutir e votar o orçamento da União, assim como fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos. É durante a análise da proposta orçamentária que os deputados apresentam emendas que destinam verbas para a realização de obras específicas em seus estados e municípios. Os parlamentares também examinam o planejamento plurianual do governo federal e as diretrizes para o orçamento do ano seguinte.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÃO AO GOVERNO MG 2014: Fernando Pimentel pode garantir 1ª vitória do PT ao governo de Minas Gerais no primeiro turno, caso os 'indecisos' não deem a 'reviravolta eleitoral'

Em Minas Gerais, Pimentel tem 44% e Pimenta da Veiga 25%, segundo Ibope

Pimentel pode garantir 1º governo do PT em Minas Gerais.
BELO HORIZONTE (MG)* – O candidato Fernando Pimentel (PT) lidera e pode vencer a eleição para o governo de Minas Gerais no primeiro turno, caso a soma dos demais candidatos na disputa não ultrapasse as intenções de voto do primeiro colocado. Pimentel tem 44% das intenções de voto na corrida ao Palácio Tiradentes/MG, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23). Pimenta da Veiga (PSDB) aparece em segundo lugar com 25% das preferências dos eleitores mineiros.

No entanto, essa vitória de Pimentel no 1º turno vai depender das intenções de voto dos indecisos, que somam juntos 23% dos eleitores no Estado. Hoje, brancos e nulos somam 9% e não sabe: 14%. Se essas intenções, no universo dos indecisos, começarem a decidir para qualquer dos candidatos bem atrás do candidato do PT, o segundo turno da eleição para governador poderá ser realizado no dia 26 de outubro deste ano. Caso contrário, Pimentel pode assegurar a primeira vitória do Partido dos Trabalhadores ao governo de Minas Gerais.

Ainda na pesquisa Ibope, os demais candidatos têm os seguintes percentuais de intenção de voto: Tarcísio Delgado (PSB) tem 4%; Fidélis (PSOL) aparece com 1%; Eduardo Ferreira (PSDC)  1%; Professor Túlio Lopes (PCB) 1%; Cleide Donária (PCO) 1%
Em relação às sondagens realizadas pelo Ibope, o candidato do PT subiu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado pelo instituto entre 13 e 15 de agosto. O candidato do PSDB subiu dois pontos percentuais.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

MORTE ANUNCIADA DO 'VELHO CHICO': Nascente do Rio São Francisco secou no município de São Roque de Minas

Nascente do 'Velho Chico' seca no Parque Nacional da Serra Canastra

Nascente do Rio São Francisco secou no município de São Roque de Minas (MG). Foto: Jornal Estado de Minas/BH.
Com informações dos Jornais O Globo e Estado de Minas/FN Café NEWS e AE
‘VELHO CHICO’ (MG) - A nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, secou. A nascente fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Segundo Vicente Faria, analista ambiental do parque, o curso d'água até a primeira queda d'água, a Cachoeira Casca D'Anta, só não secou totalmente porque outros tributários ainda têm alguma água. Na avaliação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), se não chover até o fim de outubro um trecho de 40 quilômetros do rio, entre a Usina Hidrelétrica de Três Marias e o primeiro afluente, o Rio Abaeté, poderá secar.

- É a primeira vez que isso acontece. A Cachoeira Casca D'Anta, que fica a 10 quilômetros, recebe água de outros tributários, mas está com apenas um fio d'água. Isso é emblemático, pois o São Francisco é o rio mais importante do Brasil. A Serra da Canastra tem centenas de nascentes, perenes e intermitentes, e a maioria já secou - diz Faria.

Faria afirmou que, além de preocupante, a notícia da seca na nascente do São Francisco deve servir como um alerta para as pessoas.

Segundo Silvia Freedman, secretária nacional do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e coordenadora-geral do Consórcio Municípios do Lago de Três Marias, apenas 14 metros cúbicos de água estão entrando por segundo na represa da hidrelétrica de Três Marias, em função da pouca água que vem do próprio rio e dos afluentes Pará e Paraopeba, que ficam antes do reservatório. O volume de água é inferior à vazão da represa, em torno de 150m³ e 160m³ por dia, o que faz com que o reservatório continue a baixar.

- Se não chover, daqui a um mês o reservatório não conseguirá mais soltar água para o curso do Rio São Francisco e cerca de 40 km vão secar, ficando apenas com poças. Não há como soltar água do volume morto da represa para o curso do rio - diz Silvia.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PEC/SENADO: Proposta de Emenda à Constituição inclui entre os princípios da ordem econômica a erradicação da pobreza. Novo princípio constitucional deve exigir políticas públicas eficientes por parte dos órgãos governamentais

'Erradicação da pobreza' pode virar princípio constitucional

'Erradicar pobreza' pode ser princípio constitucional que deverá ser efetivado pelo Estado e instrumento de mobilização social. Foto: Otávio Nogueira/ Agência Senado
BRASÍLIA (DF)* – Está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 94/2011), do ex-senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que inclui entre os princípios da ordem econômica listados pela Constituição a erradicação da pobreza.

O objetivo da proposta é promover a mobilização social para a exigência de políticas públicas eficientes por parte dos órgãos governamentais. Sergio Souza acredita que, embora a atual Constituição já represente avanço na edição de princípios para garantir a todos uma existência digna, é preciso tornar o esforço para pôr fim à pobreza norma constitucional.

sábado, 20 de setembro de 2014

HOJE É “DIA DE MARINA SILVA” EM MONTES CLAROS


Campanha de Marina é deflagrada neste sábado (20) na cidade como vice-líder no 1º turno e franca favorita a vencer a eleição presidencial no 2º turno, segundo pesquisas
Franca favorita no 2º turno e vice-líder no primeiro turno da eleição presidencial, campanha de Marina Silva (PSB) é programada para hoje em Montes Claros.  Foto: IG.com.br .
MONTES CLAROS (MG) – A campanha da ex-senadora Marina Silva, candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vice-líder nas pesquisas de intenções de voto na disputa do primeiro turno à presidência da República e franca favorita no embate do segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT), é deflagrada neste sábado (20/9) em Montes Claros.

O 'dia de Marina em Montes Claros' começa, segundo diretório do PSB local, com uma concentração popular, a partir das 9 horas da manhã na Praça da Matriz, centro histórico da cidade. Além disso,  os pessebistas, simpatizantes e lideranças regionais deverão percorrer por algumas ruas do centro e uma caminhada pelo principal point da cidade nos sábados: o Mercado Central.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PESQUISA DATAFOLHA: Dilma tem 37%, Marina Silva 30% e Aécio 17%

Dilma amplia vantagem de 7 pontos sobre Marina no primeiro turno. Mas, candidata do PSB ainda vence a presidente no 2º turno

Presidente oscila um ponto para cima, candidata do PSB cai três pontos e Aécio oscila de 15% para 17%, indica pesquisa Datafolha; 2º turno mostra petista e ex-ministra em empate técnico
Agência Estado/Mateus Fagundes
SÃO PAULO (SP) – A vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, sobre a candidata do PSB, Marina Silva, passou de três pontos porcentuais para sete pontos no primeiro turno, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 19. As intenções de voto na petista oscilaram de 36% para 37%, enquanto na ex-ministra caiu de 33% para 30%. O senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 15% para 17%, na comparação com a pesquisa anterior, divulgada no último dia 10. Em um eventual segundo turno, Dilma e Marina aparecem empatadas tecnicamente.

Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1% cada. Não atingiram 1% das intenções de voto os candidatos José Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB). Votos em branco e nulos se mantiveram em 6% e indecisos também ficaram estáveis em 7%.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

RETRATO DA DESIGUALDADE NO BRASIL, segundo IBGE...

Após interromper ciclo de queda, desigualdade de renda aumentou no Brasil em 2013, diz Pnad
Apesar da 'taxa de analfabetismo de 15 anos ou mais' cair em 0,5%, o País tem hoje 13 milhões analfabetos
DESIGUALDADE: Família que vive em condições precárias, ou, de indigência e pobreza no Brasil. Foto: Nauro Júnior, Agência RBS.
Com FN Café NEWS e Ascom IBGE
BRASÍLIA (DF) – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (18/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a desigualdade de renda aumentou no Brasil, após parar de cair no ciclo descenso (queda) nos últimos dois anos [2012-2013], mantendo-se no mesmo nível desde 2011.

O Índice de Gini, que mede a concentração de renda, piorou para 0,498 (quanto mais perto de zero, menor a desigualdade) em 2013, ante 0,496, considerando o rendimento do trabalho. Embora a variação seja pequena, o índice voltou ao patamar de 2011, quando estava em 0,499. Para o IBGE, o quadro é de estagnação.
"Não afirmaria que há uma melhora ou uma piora na concentração de renda. Diria que a gente está na mesma condição de 2011", afirmou Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.

Desde 2002, quando estava em 0,561, o Índice de Gini vinha recuando, tanto pelo rendimento do trabalho quanto por todas as formas de renda, mas o processo parou a partir de 2012. Pelo rendimento de todas as fontes, o índice ficou em 0,505, ante 0,504 em 2012 e 0,505 em 2011.

Segundo a economista Sônia Rocha, pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), a queda na desigualdade de renda vem de antes, de 1996 e 1997, e ocorreu sob condições macroeconômicas "bem diversas", alternando crises e baixo crescimento com períodos de mais dinamismo da atividade econômica.

Esgotamento. Agora, o esgotamento do crescimento econômico desde 2011 torna mais difícil seguir distribuindo renda. Para piorar, as razões desse esgotamento - questões estruturais, como baixa qualificação da mão de obra, infraestrutura deficiente, burocracia, má regulação, custo fiscal - atingem em cheio a distribuição da renda.

"O baixo crescimento atual não deixa espaço para dinamismo no mercado de trabalho, que também parou. Fica infinitamente mais difícil dar continuidade às melhorias distributivas sem crescimento e com o salário mínimo tendo atingido o nível atual, após uma forte valorização real nos últimos 15 anos", afirmou Sônia.

A Região Nordeste apresentou o maior nível de desigualdade, com Índice de Gini de 0,523. O Piauí (0,566) foi o destaque negativo, com a maior taxa do País. O menor grau de concentração de renda foi encontrado na Região Sul (0,457), onde Santa Catarina registrou o menor índice do País (0,436).

Situação educacional: taxa de analfabetismo de 15 anos ou mais foi de 8,3%
Em 2013, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 8,3%, o que corresponde a 13,0 milhões de pessoas. Em relação a 2012 (8,7%), houve redução de 0,4 ponto percentual (menos 297,7 mil analfabetos). A taxa pode ter sido influenciada pelas taxas de analfabetismo dos grupos etários de 40 anos ou mais, que correspondiam a 37,6% da população: a taxa era de 9,2% no grupo de 40 a 59 anos e 23,9% para as pessoas com 60 anos ou mais, enquanto que estava abaixo de 3,0% entre as pessoas com menos de 30 anos.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CORRIDA PRESIDENCIAL 2014: Dilma (PT) tem 36%; Marina Silva (PSB) 30% e Aécio Neves 19%

Dilma cai três pontos; Marina segue estável no 1º turno e tem 3 pontos de vantagem sobre a presidente no 2º turno; Aécio sobe quatro pontos no Ibope

Intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (16).
Daniel Bramati - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO (SP) – Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira, 16, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) caiu três pontos, de 39% para 36%. Marina Silva (PSB) oscilou de 31% para 30%. Na projeção de segundo turno, persiste o empate técnico entre Marina (43%) e Dilma (40%). Na pesquisa anterior, feita uma semana antes, o placar era de 42% a 41%, respectivamente. O tucano Aécio Neves subiu quatro pontos percentuais nesta pesquisa Ibope, elevando de 15% para 19%, e diminuiu sua desvantagem em relação à Marina de 16 para 11 pontos.

Aécio melhorou suas taxas de intenção de voto em todas as regiões, com exceção do Nordeste. No Sul, ele chegou a 23% e ficou em situação de empate técnico com Marina, que tem 26%.

Dilma só lidera de forma isolada no Nordeste (48%) e no Sul (34%). Nas demais regiões, aparece empatada tecnicamente com Marina. No Sudeste, onde se concentram cerca de 44% dos eleitores, a candidata do PSB tem 31% e a do PT, 30%.

O desempenho da atual presidente piora à medida que cresce a população dos municípios onde a pesquisa foi feita. Nas cidades com até 50 mil habitantes, Dilma tem 42% das intenções de voto. Nas com mais de 500 mil moradores, a taxa cai para 32%.
Dilma colhe resultados melhores no eleitorado mais pobre. No segmento com renda de até um salário mínimo, a petista fica com 46% das preferências, mais do que os adversários somados.

Arte Uol/Eleições 2014.
Simulação de 2° Turno entre os presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa Ibope, realizada nesta terça (16).
A presidente lidera em rejeição: 32% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Nesse quesito, Aécio tem 19% e Marina, 14%.

ELEIÇÃO EM MINAS GERAIS: Pimentel (PT) lidera com 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Pimenta da Veiga (PSDB)

Na disputa ao governo de MG, Pimentel tem 43% e Pimenta, 23%, diz Ibope

Fernando Pimentel lidera a disputa ao governo de Minas Gerais, com 43% das intenções de voto. Foto: Rodrigo Vilela.
BELO HORIZONTE (MG) - O Ibope divulgou nesta terça-feira (16) pesquisa na disputa ao governo de Minas Gerais que aponta Fernando Pimentel (PT) com 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Pimenta da Veiga (PSDB). Pimentel lidera com 43% das intenções de voto, contra 23% de Pimenta. Intenções de votos ‘brancos e nulos somaram 10% e ‘não sabe’ em quem votar: 17%.

Os demais candidatos, segundo Ibope, tiveram os seguintes percentuais:Tarcísio Delgado (PSB) – 3%; Fidélis (PSOL) – 2%; Eduardo Ferreira (PSDC) – 1%; Professor Túlio Lopes (PCB) – 1%; Cleide Donária (PCO) – 0%.

O candidato do PT subiu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado pelo instituto entre 23 e 25 de agosto. O concorrente do PSDB se manteve com 23% das intenções de voto. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados na pesquisa. Fernando Pimentel tem 48% e Pimenta da Veiga apare com 26%. Votos ‘brancos e nulos’ somam no segundo turno 10% e ‘não sabe ou não respondeu’ em quem votar 17%

SEMINÁRIO NORTE-MINEIRO DE VEREADORES

Avams realiza nesta quarta-feira (17) seminário que debate ‘fortalecimento do legislativo municipal
FN Café NEWS - Associação das Câmaras Municipais e dos Vereadores da Área Mineira da Sudene  (Avams) realiza nesta quarta-feira (17/9) o ‘Seminário Mineiro de Vereadores: Fortalecimento do legislativo municipal’. A abertura do evento ocorre às 9h no espaço da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  situado à rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, Bairro Ibituruna, em Montes Claros /MG.

Presidente da Avams, Leonardo Pinheiro.
Para o presidente da Avams, Leonardo V. França Pinheiro (vereador em Manga pelo PSB), o seminário visa esclarecer aos vereadores sobre a elaboração de “propostas de emendas constitucionais” de interesse das câmaras municipais em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília-DF. Além disso, Pinheiro diz que “é necessário uma conscientização maior do vereador no contexto de eventual reforma política", para que o parlamentar municipal possa toma a decisão correta na aprovação ou elaboração das leis do município.

O Seminário de vereadores vai tratar ainda da Lei Orgânica; orçamento, mandato e voto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SEM TRANSPARÊNCIA em Fundo da Educação Básica: Governo Federal ‘lava as mãos’ na fiscalização do Fundeb repassado aos municípios

Paim: 'Não temos competência para fiscalizar Fundeb'

Ministro diz que tribunais de contas devem monitorar repasses de Estados e municípios; FNDE cuida da verba federal, afirma
O ministro da Educação, José Henrique Paim, não prevê mudanças na forma de fiscalização das verbas do Fundeb. Foto: Agência Estado.
Bárbara Ferreira Santos e Bianca Pinto Lima - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Apesar da recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) para que o governo federal designe um órgão nacional para monitorar os recursos do principal fundo da educação básica do País, o Fundeb, o ministro da Educação, José Henrique Paim, não prevê mudanças na forma de fiscalização das verbas.

“Nós não temos competência para fiscalizar (as verbas estaduais e municipais). Quem tem são os tribunais de contas estaduais”, afirmou ele ao Estado, em entrevista por telefone neste domingo, 14. “Temos um acompanhamento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do recurso que vai da União para o Fundeb, que é a complementação.”

A recomendação da CGU faz parte de um relatório do órgão de julho de 2013. O levantamento, realizado em 120 municípios, revelou que 73% das prefeituras fiscalizadas desviaram verbas por meio de fraudes em licitações.

O ministro admitiu que há problemas na gestão de verbas da Educação no País, especialmente nos Estados e municípios atendidos pelos recursos complementares do Fundeb. “É óbvio que temos de melhorar a governança. Mas a mudança é um processo, não vai ocorrer de uma vez só”, disse. “Precisamos aumentar os recursos para a educação e também melhorar a gestão.”

A complementação da União ao Fundeb é destinada aos entes federativos que não atingem o valor mínimo de investimento por aluno (em 2013, foi de R$ 2.022,51). Desde 2007, data da regulamentação do fundo, dez Estados das Regiões Norte e Nordeste receberam o aporte adicional.

sábado, 13 de setembro de 2014

O CHORO DA EX-COMPANHEIRA DO PT: Desabafos da ex-senadora Marina Silva aos duros ataques do ‘bombardeio da infantaria petista’ contra sua candidatura

“O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?...”
Marina Silva chora ao falar dos ataques de Lula
Marina desabafa ante às críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Fabio Pozzebom/Uol.
Por Josias de Souza*
Aconteceu na noite da última quinta-feira (11). Sentada ao lado de Marina Silva no banco de trás do carro que a levava para o hotel, após 13 horas de intensa campanha no Rio de Janeiro, a repórter Marina Dias testemunhou o estrago promovido pelas críticas de Lula na alma da presidenciável do PSB. Instada a comentar os ataques do antigo companheiro de partido, a ex-petista fez um desabafo, seguido de choro.

“Eu não posso controlar o que Lula pode fazer contra mim”, disse Marina. “Mas posso controlar que não quero fazer nada contra ele''. Olhos umedecidos, Marina disse ter dificuldade para acreditar no comportamento de Lula. E buscou consolo nos ensinamentos pretéritos do neo-detrator.

“Quero fazer coisas em favor do que lá atrás aprendi, inclusive com ele, que a gente não deveria se render à mentira, ao preconceito, e que a esperança iria vencer o medo. Continuo acreditando nessas mesmas coisas'', afirmou Marina. Ela soou como se lamentasse o fato de Lula tratá-la agora do mesmo modo como foi tratado por Fernando Collor na sucessão de 1989.

'QUEBRA DA COALIZÃO DE FORÇAS 2018’: Em caso de derrota de Dilma, vice-presidente da República Michel Temer diz que PMDB vai para a oposição e afirma que o partido terá candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2018

Temer afirma que PMDB será oposição 'em primeiro momento' em caso de vitória da ex-senadora Marina Silva
Vice-presidente Michel Temer (PMDB) admite que em caso de derrota da presidente Dilma Rousseff seu partido vai preliminarmente para oposição. Foto: AE.
Valmar Hupsel Filho, Mateus Coutinho e Carla Araújo - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO (SP) - O vice-presidente Michel Temer (PMDB), candidato à reeleição na chapa da presidente Dilma Rousseff (PT), disse ontem que "a primeira ideia" da legenda seria ir para a oposição em caso de derrota nas eleições. O peemedebista, que reassumiu neste ano a presidência da sigla, lembrou que o PMDB é "o partido da governabilidade". "Não se governa sem o PMDB", afirmou Temer.

"Se essa hipótese (de derrota) se verificar, é claro que o PMDB será procurado (pelo novo governo)", disse o vice-presidente, ao participar da série Entrevistas Estadão. Essa situação só seria incerta, afirmou, se a vitoriosa for Marina Silva (PSB). "Penso que (o PMDB) será procurado, a não ser que seja a candidata Marina, porque, ao que parece, ela não vai utilizar os partidos, vai utilizar as pessoas", disse. "Aí talvez, nenhum partido participe do governo."

Para Temer, a "nova política" pregada por Marina é um "descrédito absoluto das instituições". "Quem não governa com os partidos, quem não governa com o Congresso Nacional, não consegue governar."

Na entrevista, Temer frisou que ele e a maior parte do PMDB trabalham pela reeleição da chapa da qual faz parte. Em discurso alinhado ao de Dilma, o vice-presidente defendeu a condução da economia, um dos principais temas de críticas ao atual governo. Temer elogiou a atuação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que Dilma confirmou em entrevista ao Estado, na segunda-feira, que não continuará no governo em caso de reeleição. "O que a equipe econômica fez deu certo", disse.

Temer também concordou com a ideia de "governo novo, equipe nova" anunciada por Dilma. "Mudanças serão necessárias, mas não em todos os ministérios", disse, esquivando-se de dizer onde deveriam ocorrer as alterações.

O vice-presidente criticou a proposta de Marina de dar autonomia formal do Banco Central. "É preciso ter um certo controle." Segundo Temer, as propagandas do PT, com fortes críticas a Marina, não são ataques pessoais à candidata, mas sim "embate" político.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E ESCRAVO: Comissão do Senado analisa proposta que determina a expropriação de propriedades agrícolas e imóveis rurais em caso de exploração de trabalho infantil e escravo

Combate ao trabalho infantil está na pauta de comissões do Senado

Ong inglesa Plan International aponta que 14% das meninas de 6 a 14 anos, no país, trabalham ou já trabalharam no Brasil. Foto: Repórter Brasil.
BRASÍLIA (DF)* - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe o trabalho de crianças com menos de 16 anos, salvo na condição de menor aprendiz, a partir dos 14 anos e com o devido acompanhamento. Apesar disso, pesquisas indicam que ainda há muitas crianças servindo de mão de obra, nas mais diversas funções. Estudo da ong inglesa Plan International apontou, por exemplo, que 14% das meninas de 6 a 14 anos, no país, trabalham ou já trabalharam.

A garantia do direito à educação e ao lazer e a erradicação do trabalho infantil são os objetivos de projetos que tramitam no Senado, como o PLS 241/2014, da senadora Ana Rita (PT-ES), que reserva a metade das vagas destinadas a jovens aprendizes para indivíduos em situação de vulnerabilidade ou cumprindo medidas socioeducativas.

O projeto busca reinserir no mercado de trabalho, de maneira regular, crianças "em risco de envolvimento com as piores formas de trabalho infantil". A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regulamenta a contratação de jovens a partir de 14 anos, estabelecendo garantias como tempo adequado para dedicação ao estudo, mas não estabelece cotas para grupos específicos.

“Nem sempre os jovens aprendizes contratados pertencem às camadas mais pobres e vulneráveis da população”, explica a senadora na justificativa do projeto.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

POLÍTICA DA IGUALDADE RACIAL...

Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que torna obrigatória informação de raça e cor em registros do SUS
Deputada federal Benedita da Silva (PT) diz que "coleta de informação é importante para políticas públicas de combate à discriminação". Foto: Agência Câmara Notícias/set. 2014.
BRASÍLIA (DF)* – A Câmara analisa o Projeto de Lei 7103/14, apresentado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que inclui a descrição de cor ou raça nos prontuários, registros e cadastros do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta modifica a Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10).

Atualmente o quesito raça/cor já faz parte da identificação do usuário, mas a proposta faz com que os procedimentos, registrados pelo Sistema de Informação do SUS, também tenham a identificação.

A deputada argumenta que as políticas públicas a serem implantadas para mudar a situação de discriminação e desigualdade de parte da população, em especial índios e negros no Brasil, necessitam de todas as informações possíveis. “E para isso é preciso coletar informações, produzir e analisar dados. E essa é reivindicação histórica do movimento negro, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da autodeclaração dos usuários da rede pública de saúde”, disse.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014: Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Dilma e Marina nos dois turnos da eleição presidencial

Dilma e Marina seguem em empate técnico no 1º e 2º turnos, diz pesquisa Datafolha

Levantamento mostra oscilação dentro da margem de erro das candidatas que lideram a disputa; Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro com 15%
Dilma e Marina seguem empatadas tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição presidencial, aponta Datafolha.
Por Mateus Coutinho/AE
Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira, 10, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, aponta empate técnico entre as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no primeiro e segundo turnos da eleição presidencial. Em terceiro aparece o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 15% das intenções de voto.

As duas candidatas oscilaram um ponto percentual em relação ao último levantamento. Dilma chegou a 36% das intenções de voto, contra 35% da última pesquisa feita no começo do mês, e Marina aparece logo atrás com 33%, ante 34% registrado anteriormente. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, elas estariam empatadas no limite. Os demais candidatos somam 3%, brancos e nulos ficaram em 10% e 5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

2º turno. As duas candidatas que lideram a disputa voltaram a empatar tecnicamente dentro da margem de erro em um eventual segundo turno. No cenário traçado pela pesquisa, a candidata Marina Silva aparece com 47% contra 43% de Dilma. Neste caso, a porcentagem de brancos e nulos chega a 6% e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa anterior, Marina aparecia com 48% e Dilma com 41% em um eventual segundo turno.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata petista vence por 49% a 38%. Num eventual segundo turno de Marina contra o tucano, a ex-ministra venceria por 54% a 30%.

DISPUTA AO GOVERNO DE MG: Fernando Pimentel (PT) lidera com 34% e Pimenta da Veiga (PSDB) tem 23%, diz Datafolha

Pimentel abre 11 pontos de vantagem na corrida ao governo de MG, com 34% das intenções de voto. Pimenta Veiga vem em segundo lugar, com 23%
Disputa ao governo de Minas polariza entre Pimentel, do  PT,  e Pimenta Veiga (PSDB). No entanto, o índice de indecisos e brancos/nulos  é altíssimo, com 35% das intenções de voto. Foto: Arquivo FN Café NEWS.
BELO HORIZONTE (MG) - A menos de um mês para a eleição ao governo de Minas Gerais, pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na tarde desta quarta-feira (10), mostra que Fernando Pimentel (PT) lidera com 34% das intenções de voto na disputa para o Palácio Tiradentes [Capital do Estado], contra 23% de Pimenta da Veiga (PSDB). Pimentel cresceu dois pontos e Pimenta da Veiga recuou um ponto percentual em relação à última pesquisa.

O Datafolha aponta em terceiro lugar Tarcísio Delgado (PSB) que corre com 3%, mesmo percentual que havia atingido nas duas últimas pesquisas. Eduardo Ferreira (PSDC) e Fidélis Alcântara (PSOL) ficaram com 2% cada, enquanto Cleide Donária (PCO) e Túlio Lopes (PCB) pontuaram com 1% cada.

Segundo Instituto Datafolha, votos em branco e/ou nulo tiveram 9% da opção dos eleitores. Mas 26% dos entrevistados afirmaram ainda estarem indecisos.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva