sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Volume de chuvas no mês de dezembro em Montes Claros já é o maior em 40 anos

A barragem do Rio Juramento, que até a segunda quinzena de novembro estava com nível muito baixo, chegou à sua capacidade máxima e transbordou nesta semana

A barragem do Rio Juramento, que até novembro estava com nível muito baixo, chegou a sua capacidade máxima e verteu nesta semana. Fotos: Jornal EM/BH dez. 2013.
Luiz Ribeiro/Jornal Estado de Minas
A densidade pluviométrica registrada neste mês em Montes Claros, no Norte de Minas, é a maior para a região no período de dezembro nos últimos 40 anos. Até a última terça-feira, foram registrados 593,5 milímetros de chuva, segundo dados da estação pluviométrica da Copasa, mantida na barragem do rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), que abastece a cidade. Com tanta chuva num curto espaço de tempo, a barragem do Rio Juramento – que até a segunda quinzena de novembro estava com nível muito baixo -, chegou à sua capacidade máxima nesta semana e transbordou.

Com o volume grande de chuva, os moradores da região e a Prefeitura de Montes Claros contabilizam os prejuízos. Nas ruas do Centro e praticamente em todos os bairros surgiram buracos. As crateras se  transformaram em verdadeiras armadilhas para os motoristas, que relatam danos causados nos veículos que circulam pelas vias esburacadas. O prefeito Ruy Muniz informou que a administração municipal montou uma operação tapa-buracos, mas tem dificuldades porque, enquanto estiver chovendo, as equipes não conseguem trabalhar. Segundo o prefeito, a Defesa Civil Municipal avalia os danos causados pelas chuvas e a possibilidade de decretar estado de emergência no município.

O técnico em meio ambiente José Ponciano Neto, responsável pelo monitoramento da barragem do Rio Juramento, lembra que o longo período de estiagem - de 2012 a 2013 - levou o reservatório a ficar, em outubro passado, oito metros abaixo do nível normal. “Mas, em apenas 26 dias, as chuvas fizeram com que a barragem chegasse à sua capacidade máxima”, explicou Ponciano. Ainda segundo ele, o vertedouro do reservatório está com uma lâmina d'água de 15 centímetros, com a tendência de aumentar, pois continua chovendo na região.
A barragem do Sistema Rio Verde Grande tem uma capacidade para o acúmulo de 47 milhões de metros cúbicos e ocupa uma área de 326 quilômetros quadrados. Ela responde por 65% do abastecimento de água de Montes Claros (380 mil habitantes), com uma vazão de 650 litros por segundo. A previsão inicial era de que a a barragem só deveria verter no final de janeiro ou em fevereiro. Mas, segundo o técnico José Ponciano Neto, o manancial encheu rápido porque os 593,5 milímetros registrados durante os 24 dias deste mês é a maior quantidade de chuvas em dezembro ao longo de 40 anos, e também a maior da história da barragem, que tem 31 anos de inaugurada.

Apesar dos prejuízos, a normalização do volume da barragem vai afastar a possibilidade de problemas no fornecimento de água na região. “O fato de o reservatório ter atingido sua capacidade máxima agora representa a garantia da tranquilidade no abastecimento de água da cidade para o ano de 2014”, observa Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva