domingo, 18 de agosto de 2013

35º Festival Folclórico de Montes Claros é “pura emoção, alegria e beleza”

Marujos, catopês e caboclinhos fazem ‘uma explosão de cores’ na tarde deste domingo (18/8) em Montes Claros

Centro Cultural Hermes de Paula, que é o point do movimento cultural em Montes Claros,  é onde se dá o pontapé inicial para os cortejos de catopês, marujos e caboclinhos desfilarem pelo centro da cidade. Foto: FN Café NEWS 18 ago 2013.
MONTES CLAROS - Marujos, catopês e caboclinhos fizeram na tarde deste domingo (18/8) uma explosão de cores e danças, proporcionando às ruas do centro da cidade um sentimento maior do verdadeiro valor cultural no 35º Festival Folclórico de Montes Claros: “é pura emoção, alegria e beleza...”. Essa foi a revelação descrita por um dos catopés ao FN Café NEWS, que embarcou também no ritmo dessa emoção, registrando o passo e compasso das danças e dos cânticos nos cortejos realizados pelos foliões norte-mineiros.
                           
Confira algumas imagens  dos marujos, catopês e caboclinhos, que deixaram o fim de semana em Montes Claros mais ‘colorido’, através de suas danças e dos cânticos e cortejos.

Catopês, Marujos e Caboclinhos fazem um colorido colossal e ímpar  no centro de Montes Claros. Fotos: FN Café NEWS 18 ago. 2013.
As tradicionais Festas de Agosto em Montes Claros começaram oficialmente na quarta-feira (14) Norte de Minas Gerais, com o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário. As Festas acontecem na cidade há 174 anos e são consideradas as mais antigas e tradicionais da região. Há 35 anos, foi incorporado às comemorações o Festival Folclórico de Montes Claros.
Durante quatro dias, as ruas da cidade abrem espaço para os cortejos. Como acontece todos os anos, na quinta-feira pela manhã as ruas do centro se colorem de azul para receber o cortejo de Nossa Senhora do Rosário; na sexta-feira é a vez do rosa de São Benedito e  no sábado, o tom vermelho do Divino Espírito Santo invade o centro. Os cortejos saem ás 10h da praça do Automóvel Clube sempre acompanhados dos marujos, caboclinhos e catopês. No domingo ás 15h os três cortejos defilam juntos passando pelas principais ruas do centro indo para a Igreja do Rosário onde é feito o encerramento da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva