sábado, 27 de outubro de 2012

Eleição municipal 2012: lixo eleitoral no dia de votação

TRE-MG envia sugestão aos candidatos do segundo turno para evitar lixo na eleição

Lixo eleitoral no dia de votação: 'candidato que suja antes, pode sujar depois...'. FN Café NEWS out. 2012.
Cruvinel, presidente do TRE-MG
BELO HORIZONTE (MG) - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Antônio Carlos Cruvinel, enviou ofício nesta sexta-feira (26) aos candidatos a prefeito das cidades que terão segundo turno em Minas sugerindo que neste sábado (27) entreguem nos Batalhões da Polícia Militar de cada município todo o material impresso de campanha não utilizado. 

No documento, o presidente do TRE alerta os candidatos de que, com isso, será possível reduzir a quantidade de “lixo eleitoral” espalhado pelas calçadas, além de evitar a distribuição ilegal de propaganda no dia das eleições, prevista como crime na Lei nº 9.504/97 (art. 39, § 5º, I a III). A iniciativa é parte da campanha “Sujeira Não é Legal” e tem a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais. A intenção é dar destinação ambientalmente correta às sobras de materiais de propaganda eleitoral.

De acordo com o ofício, a entrega dos materiais gráficos – santinhos, folders, cartazes, panfletos e outros impressos semelhantes – deverá ser feita aos batalhões no sábado, das 22h às 24h - exceção de Uberaba, onde o horário será de 22h às 23h. A propaganda eleitoral é permitida até as 22h de sábado (distribuição de material gráfico, carreata, carro de som, cavaletes).

No caso de Uberaba, por iniciativa dos promotores eleitorais do município, os candidatos a prefeito no segundo turno, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin e Paulo Piau Nogueira, já firmaram no último dia 23, termo de compromisso para entregarem no dia 27 de outubro todo o material publicitário impresso de suas campanhas eleitorais que não tiver sido utilizado até aquele momento. Todo o material publicitário ali depositado pelos candidatos e suas respectivas coligações será doado para a Cooperu – Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba, conforme decisão dos promotores eleitorais de Uberaba. O ofício do presidente do TRE aos dois candidatos de Uberaba ressalta o apoio à iniciativa do Ministério Público local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva