sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições Municipais: Pesquisa eleitoral em Bocaiúva

Ricardo Veloso lidera intenções de voto  para prefeito em Bocaiúva, diz Ibope

Fonte: IBOPE Inteligência - 21 set. 2012.
BOCAIÚVA (MG) - Pesquisa sobre as intenções de voto para prefeito de Bocaiúva, divulgada pelo o IBOPE Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) nesta sexta-feira  (21/9), traz o atual prefeito Ricardo Veloso (PSDB) com 45% das intenções de voto. Em segundo lugar estão empatados os candidatos Robertão do PT (PT) e Salomão (PSB), ambos com 20%. Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 2% das citações e 13% não sabem ou preferem não responder a pergunta. 

A pesquisa foi realizada  pelo Ibope entre os dias 14 e 16 de setembro, com uma amostra de 406 pessoas, a qual estimou uma margem de erro de cinco (5) pontos percentuais. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo de Nº MG-00517/ 2012. Ainda, segundo IBOPE Inteligência, a pesquisa foi solicitada pelo Comitê do PSDB de Bocaiúva.

Espontânea
Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos (pergunta espontânea), Ricardo Veloso aparece com 41% das intenções de voto e os outros candidatos aparecem empatados tecnicamente, levando em conta a margem de erro da pesquisa de 5 pontos percentuais: Salomão com 21% e Robertão do PT, 18%.
Os votos brancos e nulos somam 3% e os indecisos ou que não respondem correspondem à 17%.

Rejeição
O candidato Salomão apresenta o maior índice de rejeição (37%), seguido por Ricardo Veloso (24%) e Robertão do PT (16%).

Os eleitores que declaram poder votar em qualquer um dos candidatos totalizam 7% dos entrevistados e outros 17% preferem não responder ou declaram não saber. Na pergunta de rejeição, o IBOPE Inteligência dá aos entrevistados a opção de citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal
A administração do Prefeito Ricardo Veloso é avaliada de forma positiva (ótima ou boa) por 59% dos eleitores. Aqueles que declaram que sua administração é regular totalizam 23%, enquanto outros 17% classificam-na como ruim ou péssima.
No que diz respeito à forma como o Prefeito vem administrando a cidade, 64% dos eleitores a aprovam e 31% a desaprovam. Outros 5% não sabem ou preferem não responder a pergunta.
Na percepção dos eleitores de Bocaiúva, as áreas mais problemáticas do município são geração de empregos (79%) e saúde (64%). Em seguida vem a educação, com 23% das menções. Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal
Em relação à administração do Governador Anastasia, 61% do eleitorado de Bocaiúva a classifica de maneira positiva (ótima ou boa), enquanto outros 28% a consideram regular. Aqueles que avaliam a administração estadual de forma negativa (ruim ou péssima) somam 8%. Os entrevistados que não sabem avaliar ou que preferem não responder totalizam 3%.
Já a administração federal, da Presidente Dilma Rousseff, é considerada ótima ou boa por 80% dos eleitores, enquanto 15% a classificam como regular e 3% a consideram ruim ou péssima. Os eleitores que preferem não responder ou não sabem avaliar a administração federal omam 2%.

Ficha Técnica
Período de campo: De 14 a 16 de setembro de 2012
Tamanho da amostra: 406 eleitores
Margem de erro: 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: ELEIÇÃO 2012 COMITÊ FINANCEIRO MG ÚNICO PSDB BOCAIÚVA
Registro: TRE-MG, sob o protocolo Nº MG-00517/ 2012
Data de Publicação: 20/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva